Livro Sociologia e Sociedade
Livro prefaciado pelos pesquisadores e professores: Dra. Cibele Saliba Rizek (USP); Dra. Arlinda Paranhos (UFBA, UNEB, UCSAL) e Dr. Jorge Novoa (UFBA).Os prefaciadores não pouparam elogios em relação ao livro Sociologia e Sociedade – Teoria, Tema e conceito, do Sociólogo Antonio Mateus de Carvalho Soares, lançado recentemente pela Editora Fast Design
Um dos prefácios do Livro de Antonio Mateus Soares foi realizado pela Dra. Arlinda Paranhos, Pós-doutorado em Ciência da Educação, Universidade de Lisboa; Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, Sorbonne Professora e pesquisadora das Instituições Superiores UFBA, UNEB e UCSAL;Coordenadora Acadêmica da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC) Professora convidada da Université du Québec à Chicoutimi;Consultora e Avaliadora do INEP/MEC.
Dra Arlinda Paranhos, afirma que autor, Antônio Mateus Soares, por ser um educador inquieto com o movimento da aprendizagem que envolve o ensinar e o aprender, dedicou-se a escrever este livro de natureza didática, que, em sua primeira edição, ilustra de forma objetiva, clara e concisa a rede de relações estabelecidas entre Sociologia e Sociedade, nos capítulos que consubstanciam o tema de referência. Tais relações são abordadas teoricamente com a leveza intelectual, peculiar ao autor.
A sensibilidade com que o autor delineia o traçado metodológico que estrutura cada um dos seis capítulos que compõe esta obra de caráter teórico-prático expressa sua preocupação com a aprendizagem dos futuros leitores enquanto principiantes no estudo da Sociologia. Deixa evidente que o conhecimento passa a ter significação para o homem quando os referenciais teóricos são construídos na dinâmica de aplicabilidade destes e mantêm estreita relação com os sujeitos da aprendizagem, seja na linguagem utilizada ou nos conteúdos abordados.
Logo, a novidade deste livro encontra ancoragem na forma como está estruturado, na abordagem central das discussões de cada um dos capítulos e na lógica de sua especificação.
O autor enfatiza aspectos essenciais no capítulo Ciência e Sociedade, possibilitando ao público escolar entender as diferentes classificações de ciência a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvem a sociedade. Neste sentido, destaca os principais campos científicos e como estes podem ser utilizados em uma interpretação social. No capítulo Sociedade e Sociologia, além de evidenciar os diversos conceitos de sociedade, explicita como os principais fenômenos se manifestam. Procura clarificar a diferenciação entre o individual e o coletivo e como estes se constituem no meio social, realçando a importância da pesquisa sociológica para compreender as relações humanas.
O autor ressalta, no capítulo Cultura e Conflito, as múltiplas dimensões do conceito de cultura e a importância que esta exerce nas reelaborações da identidade individual e coletiva. No capítulo intitulado Capitalismo e Trabalho fica destacada a definição de Sociedade Capitalista e suas relações com a teoria de Karl Marx, compreendendo as diversas categorias marxistas e sua aplicabilidade na análise social contemporânea.
Ao tratar do conteúdo de Cidadania e Sociedade, pontua o esvaziamento do conceito de Cidadania, deixando claro como a lógica dos direitos sociais se expressa na sociedade. O último capítulo do livro, por sua vez, trata da Juventude e Modernidade. Neste, o autor explicita as principais angústias do ser jovem em um mundo pós-moderno marcado por capturas comportamentais.
Nesta leveza de tratar conteúdos complexos e multifacetados, é que, de forma didática, Antonio Mateus Soares elenca, ao final de cada capítulo, questões de reflexão e aplicabilidade, promovendo a sedimentação de diferentes abordagens conceituais. Com esta dinâmica, o autor traz, de forma inovadora, pontos que irão conduzir a um diálogo com a pesquisa, possibilitando ao estudante realizar investigações sobre os temas indicados e que são recorrentes na vida contemporânea, contribuindo para que os educandos possam ser participantes ativos do processo praxiológico de aprendizagem.
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