sexta-feira, 10 de junho de 2011

Iniciação a Pesquisa na Feira de São Joaquim!



A realização do Projeto Incursão à Feira de São Joaquim aconteceu no dia 10 de junho de 2011.Com esta atividade, os alunos da Escola Candido Portinari, vivenciaram uma atividade extra curricular de iniciação a pesquisa, visando estabelecer contatos com arranjos societários portadores de singularidades culturais como é o caso da Feira de São Joaquim, um lugar que permite manter diálogos com categorias antropológicas como Identidade, Etnia, Lugar, Território, Sincretismo etc.


domingo, 23 de janeiro de 2011

LIVRO SOCIOLOGIA E SOCIEDADE

Livro prefaciado pelos pesquisadores e professores: Dra. Cibele Saliba Rizek (USP); Dra. Arlinda Paranhos (UFBA, UNEB, UCSAL) e Dr. Jorge Novoa (UFBA).Os prefaciadores não pouparam elogios em relação ao livro Sociologia e Sociedade – Teoria, Tema e conceito, do Sociólogo Antonio Mateus de Carvalho Soares, lançado recentemente pela Editora Fast Design

PALESTRA SOBRE A FAMILIA BRASILEIRA

SOCIÓLOGO ANTONIO MATEUS SOARES




As figurações da família brasileira se assenta no modelo histórico de nossa colonização, correspondendo ao patriarcalismo, a consangüinidade e a hierarquização de valores e de posicionamento entre os membros da família. O modelo histórico, que deixa marcas na contemporaneidade apresenta um contexto apoiado na ideia de posse dos pais em relação aos filhos e na introjeção de regulações rígidas no quadro da moral, quê em certos contextos se apóia na dependência econômica e emocional.

A família brasileira pode ser caracterizada a partir do modelo burguês, que se edifica a partir de construções associadas a uma estrutura patriarcal, autoritária, monogâmica, e que defende à domesticidade dos conflitos de sexo e idade, como princípio hierárquico regulador. Embora, tenhamos vivenciado momentos de fragilização dos laços societais no que refere a manutenção das influências históricas na instituição família, esta entidade tem demonstrado grande capacidade de resistência e de adaptação no que concerne à manutenção do ordenamento social, por vezes fissuradas, mas não deslegitimada enquanto instituição basilar.

A família brasileira moderna, se institui de diversas formas, mas não foge de uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste em um acordo relacional entre parceiros e parceiras, que decidem ou não ter filhos, biológicos ou adotados, habitando em um espaço familiar comum. Assim, é fato que as transformações vivenciadas pela família brasileira acompanham as alterações religiosas, econômicas e culturais de uma forma a renovar seus formatos, sem destituir-se de alguns alinhavos históricos.

LIVRO SOCIOLOGIA E SOCIEDADE - EXCELENTE PRODUÇÃO

Livro Sociologia e Sociedade

Livro prefaciado pelos pesquisadores e professores: Dra. Cibele Saliba Rizek (USP); Dra. Arlinda Paranhos (UFBA, UNEB, UCSAL) e Dr. Jorge Novoa (UFBA).Os prefaciadores não pouparam elogios em relação ao livro Sociologia e Sociedade – Teoria, Tema e conceito, do Sociólogo Antonio Mateus de Carvalho Soares, lançado recentemente pela Editora Fast Design





Um dos prefácios do Livro de Antonio Mateus Soares foi realizado pela Dra. Arlinda Paranhos, Pós-doutorado em Ciência da Educação, Universidade de Lisboa; Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, Sorbonne Professora e pesquisadora das Instituições Superiores UFBA, UNEB e UCSAL;Coordenadora Acadêmica da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC) Professora convidada da Université du Québec à Chicoutimi;Consultora e Avaliadora do INEP/MEC.

Dra Arlinda Paranhos, afirma que autor, Antônio Mateus Soares, por ser um educador inquieto com o movimento da aprendizagem que envolve o ensinar e o aprender, dedicou-se a escrever este livro de natureza didática, que, em sua primeira edição, ilustra de forma objetiva, clara e concisa a rede de relações estabelecidas entre Sociologia e Sociedade, nos capítulos que consubstanciam o tema de referência. Tais relações são abordadas teoricamente com a leveza intelectual, peculiar ao autor.

A sensibilidade com que o autor delineia o traçado metodológico que estrutura cada um dos seis capítulos que compõe esta obra de caráter teórico-prático expressa sua preocupação com a aprendizagem dos futuros leitores enquanto principiantes no estudo da Sociologia. Deixa evidente que o conhecimento passa a ter significação para o homem quando os referenciais teóricos são construídos na dinâmica de aplicabilidade destes e mantêm estreita relação com os sujeitos da aprendizagem, seja na linguagem utilizada ou nos conteúdos abordados.
Logo, a novidade deste livro encontra ancoragem na forma como está estruturado, na abordagem central das discussões de cada um dos capítulos e na lógica de sua especificação.

O autor enfatiza aspectos essenciais no capítulo Ciência e Sociedade, possibilitando ao público escolar entender as diferentes classificações de ciência a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvem a sociedade. Neste sentido, destaca os principais campos científicos e como estes podem ser utilizados em uma interpretação social. No capítulo Sociedade e Sociologia, além de evidenciar os diversos conceitos de sociedade, explicita como os principais fenômenos se manifestam. Procura clarificar a diferenciação entre o individual e o coletivo e como estes se constituem no meio social, realçando a importância da pesquisa sociológica para compreender as relações humanas.

O autor ressalta, no capítulo Cultura e Conflito, as múltiplas dimensões do conceito de cultura e a importância que esta exerce nas reelaborações da identidade individual e coletiva. No capítulo intitulado Capitalismo e Trabalho fica destacada a definição de Sociedade Capitalista e suas relações com a teoria de Karl Marx, compreendendo as diversas categorias marxistas e sua aplicabilidade na análise social contemporânea.

Ao tratar do conteúdo de Cidadania e Sociedade, pontua o esvaziamento do conceito de Cidadania, deixando claro como a lógica dos direitos sociais se expressa na sociedade. O último capítulo do livro, por sua vez, trata da Juventude e Modernidade. Neste, o autor explicita as principais angústias do ser jovem em um mundo pós-moderno marcado por capturas comportamentais.

Nesta leveza de tratar conteúdos complexos e multifacetados, é que, de forma didática, Antonio Mateus Soares elenca, ao final de cada capítulo, questões de reflexão e aplicabilidade, promovendo a sedimentação de diferentes abordagens conceituais. Com esta dinâmica, o autor traz, de forma inovadora, pontos que irão conduzir a um diálogo com a pesquisa, possibilitando ao estudante realizar investigações sobre os temas indicados e que são recorrentes na vida contemporânea, contribuindo para que os educandos possam ser participantes ativos do processo praxiológico de aprendizagem.



ANTONIO MATEUS SOARES - VISUAL DO BLOGGER



O lançamento do novo Blogger do Sociólogo Antonio Mateus Soares em 2011, propõem a divulgação de textos,crônicas e textos autorais, em que o público em geral poderá acessar gratuitamente e ter acesso a críticas e interpretações sociais, sobre os mais diversos temas.



Mais um espaço interativo para divulgar textos e informações...

SEMINÁRIO TEMÁTICOS - IDENTIDADE NA BRASILIDADE

Uma das atividades avaliativas mais dinâmicas que se realiza na sociologia. São os Seminários Temáticos, além de irromper o modelo positivista das avaliações, colocam os alunos para produzem tecnologias didáticas para suas apresentações.
A exemplos dos Banner´s, blogger´s, slides, videos etc.






Caprichem em seu Banner e mostrem o que de melhor poderemos dizer sobre a identidade nacional.....

FEIRA DE SÃO JOAQUIM - UM LUGAR IDENTITÁRIO



Para a o desenvolvimento da atividade, será dado um Termo de Referências requerendo dos grupos olhares etnográficos sobre as práticas cotidianas no contexto da Feira de São Joaquim, que se localiza na cidade baixa da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, Brasil. A feira livre de São Joaquim possui uma estrutura de circulação e articulação similar à conformação das cidades medievais: vielas e becos sinuosos e estreitos, mal iluminados e abafados. Na feira encontramos uma infinidade de mercadorias e produtos, mas o mais singular deste lugar heterogêneo são seus atores e personagens cotidianos. A sociabilidade do lugar é marcada por performances de fregueses e feirantes; seus gestos denotam as representações identitárias do lugar e se integram com efeitos dinâmicos da estética própria do lugar.



A Feira de São Joaquim, antiga feira de Água de Meninos, possui rica dimensão etnográfica, se disseminando por espaços nunca exatos que se articulam em mais de 20 ruas espalhadas em aproximadamente 70 mil metros quadrados. É o lugar em que se distribuem cerca de oito mil feirantes em quase quatro mil boxes ordenados na desordem de seus labirintos, que vendem desde alimentos como a rapadura, até elementos de rituais de religião africana, a exemplo do vudu. Há também camarão seco para o preparo da comida baiana, temperos diversos e elementos sagrados para o candomblé. Entre estes se destaca a venda de animais a serem sacrificados, como caprinos de diversas cores e preços, e também a grande quantidade de galinhas, dentre as quais as mais vendidas são as vermelhas, que, para alguns, simbolizam Iansã e para outros Santa Bárbara, bem como a galinha preta, predileta do Orixá Exú para alguns e Santo Antônio para outros.



Uma atividade de campo para os alunos da 1ª. Série do Ensino Médio, que tem após compararem o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim. Realizam um lanche na Acaraje da Dinha no Rio Vermelho.

INCURSÃO NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO




INCURSÃO NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO, atividade de extensão feita interdisciplinarmentecom diversos professores, que articulam um discurso político sobre a cidade de Salvador-BA. Após o trajeto de TREM partindo da Estação da Calçada até Paripe, os alunos são estimulados a perceberem as mútiplas desigualdades urbanas da capital baiana.



A atividade possibilita um contato com uma outra cidade. Contribuindo para uma análise sobre a desigualdade social de Salvador.




Após o trajeto interdisciplinar os alunos realizam um momento de descontração e lanche na Sorveteria da Ribeira.

É uma incursão imperdivel e promete para o ano de 2011.

sábado, 22 de janeiro de 2011

AGUARDE LANÇAMENTO DOS PRIMEIROS VOLUMES DA COLEÇÃO BIZÚ TEMÁTICO EM FEVEREIRO DE 2011.

O primeiro volume destacará a IDENTIDADE como tema:





O segundo volume destacará a CIDADE como tema:

Lançamento do livro Sociologia e Sociedasde no ENNOEPe



O IX ENNOEPe - Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Pedagogia, aconteceu entre os dias 17 e 22 de janeiro de 2011. Na UNEB de Valença-BA, reunindo mais de 1.200 estudantede Pegadogia do Norte Nordeste.

O sociólogo Antonio Mateus Soares, este presente como um dos conferencistas do evento e lançou o livro Sociologia e Sociedade - Tema, Teoria e Conceito, logo após a uma Conferência do autor, sob o tema Juventude e Adolescência na Pós Modernidade.