sexta-feira, 11 de junho de 2010

Seminários Temáticos de Sociologia


O SEMINÁRIO E O DESENROLAR





A palavra seminário é originária da expressão latina ‘seminarium’, significando ‘viveiro de plantas’, que dá origem às sementeiras. O seminário é um gênero oral, que através da interatividade, produz conhecimento e troca de saberes.

Como método de estudo, é um trabalho essencialmente coletivo, de equipe; por meio de textos, todos os participantes de um seminário devem ser levados a uma profunda reflexão acerca do tema. Considerando que é um trabalho de equipe, pressupõe empenho de todos e não apenas de um integrante. Se não houver comprometimento de cada membro da equipe o seminário não logrará sucesso.
O seminário é um circulo de debates para o qual todo grupo deve estar suficientemente preparado. Por isso, exige-se que todos os participantes estudem o texto com dedicação devida.
ORGANIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS
(Faz-se necessário uma preparação prévia de algumas etapas)

1-Realizar uma pesquisa sobre a temática a ser abordada, coletando dados para a apresentação.
2- Para selecionar as informações coerentes com o tema, deve-se realizar uma leitura criteriosa (por cada integrante do grupo) do material.
3- A partir da segunda leitura, deve-se fazer anotações, resumos, reproduções de textos verbais (citações) e não verbais; a tomada de notas enriquecem a pesquisa com dados históricos, estatísticos, comparações, exemplos e tudo o que for útil para apresentação.
4- Selecionar e organizar as informações considerando: a)- A forma como introduzir, desenvolver e concluir a apresentação; b)-Que sub-temas serão trabalhados no desenvolvimento; c)-Que exemplos, citações ou apoios (dados estatísticos, tabelas, gráficos) serão usados para fundamentar a apresentação; d)-Quais materiais e recursos audiovisuais como cartazes, apostilas, data show, microfone, retroprojetor etc., serão necessários; e) Revezamento entre o uso da voz e o uso do recurso audiovisual.
5- A produção do roteiro (plano expositivo) que deve apresentar o cabedal de informações, indicações de recursos audiovisuais (se for o caso), citações ... Já na sequência em que devem ser expostos no seminário. Vale ressaltar que o roteiro (plano expositivo) deve servir, durante o(s) ensaio(s), mas durante a exposição do seminário deve-se evitar lê-lo, a não ser para reproduzir alguma citação.
6- Produzir um esquema com breves notas que possam servir de apoio ao apresentador no momento do seminário. Se necessário, o apresentador poderá olhá-lo rapidamente, para lembrar de alguma informação, da seqüência da exposição ou ler alguma citação (caso precise).
7- Ensaiar a apresentação do seminário e, se possível, filmá-lo, a fim de avaliar o que precisa melhorar.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TEXTO-SÍNTESE
1- Apresentação da temática do seminário.
2- Apresentação dos vários sub-temas abordados.
3- Como se fosse um índice, apresentação do esquema geral dos vários tópicos abordados.
4- Fornecimento de uma bibliografia especializada sobre o assunto, para dar orientação aos demais participantes, caso lhes interesse aprofundar o estudo do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário