sexta-feira, 11 de junho de 2010

GLOSSÁRIO IMPORTANTE

DESAMPARO SOCIAL:

Consiste em uma situação ou condição social em que a pessoa se sente desamparada e não encontra ajuda, amparo, proteção, solidariedade. O desampara se associa a fragilidade social face as condições materiais e imaterias de acesso a uma vida saudável A vulnerabilidade social que se relaciona ao desamparo pode se associar a fatores econômicos, psíquicos, culturais e políticos que contribuem na montagem desta condição de fragilidade social. Exemplo desta situação: crianças de rua; mendigos; pedintes, idosos sem famílias etc.

CONDIÇÃO HUMANA:

Condição humana diz respeito às formas de vida que o homem individual e coletivo impõe a si mesmo para sobreviver, estas condições variam de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o homem é parte. A condição do homem moderno ou pós moderno é repleta de significações próprias do próprio tempo existencial, seguindo dinâmicas do próprio momento social. A condição humana também remente a situação econômica e suas formas de possibilitar o acesso ao mundo do consumo.

ESTEREÓTIPO:

Construção social de imagem pré estabelecida sobre uma pessoa, em alguns casos o estereótipo é associado ao estigma. Quanto usado para definir e limitar a identidade de uma pessoa ou comportamento social, pode cometer equívocos graves, pois determinados grupos utilizam de sua força ideológica para estereotipar grupos tidos como diferentes.

REPRESENTAÇÃO:

São formas estabelecidas e constituídas socialmente em relação ao comportamento individual ou coletivo que se caracteriza por guardar expressões características de um modo de ser estabelecido. A representação também remete ao sentido da ação que nossa dinâmica de vida pode atuar no imaginário das pessoas


SEGREGACIONISMO:

Separação social ou geográfica de determinada pessoa ou grupo de pessoas; marginalização espacial que remete na construção do status social da pessoa no grupo. Geralmente a segregação é simultânea a exclusão social e introjeta na pessoa ou grupo a impossibilidade de acesso a sociedade de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário