domingo, 23 de janeiro de 2011

FEIRA DE SÃO JOAQUIM - UM LUGAR IDENTITÁRIO



Para a o desenvolvimento da atividade, será dado um Termo de Referências requerendo dos grupos olhares etnográficos sobre as práticas cotidianas no contexto da Feira de São Joaquim, que se localiza na cidade baixa da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, Brasil. A feira livre de São Joaquim possui uma estrutura de circulação e articulação similar à conformação das cidades medievais: vielas e becos sinuosos e estreitos, mal iluminados e abafados. Na feira encontramos uma infinidade de mercadorias e produtos, mas o mais singular deste lugar heterogêneo são seus atores e personagens cotidianos. A sociabilidade do lugar é marcada por performances de fregueses e feirantes; seus gestos denotam as representações identitárias do lugar e se integram com efeitos dinâmicos da estética própria do lugar.



A Feira de São Joaquim, antiga feira de Água de Meninos, possui rica dimensão etnográfica, se disseminando por espaços nunca exatos que se articulam em mais de 20 ruas espalhadas em aproximadamente 70 mil metros quadrados. É o lugar em que se distribuem cerca de oito mil feirantes em quase quatro mil boxes ordenados na desordem de seus labirintos, que vendem desde alimentos como a rapadura, até elementos de rituais de religião africana, a exemplo do vudu. Há também camarão seco para o preparo da comida baiana, temperos diversos e elementos sagrados para o candomblé. Entre estes se destaca a venda de animais a serem sacrificados, como caprinos de diversas cores e preços, e também a grande quantidade de galinhas, dentre as quais as mais vendidas são as vermelhas, que, para alguns, simbolizam Iansã e para outros Santa Bárbara, bem como a galinha preta, predileta do Orixá Exú para alguns e Santo Antônio para outros.



Uma atividade de campo para os alunos da 1ª. Série do Ensino Médio, que tem após compararem o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim. Realizam um lanche na Acaraje da Dinha no Rio Vermelho.

Um comentário:

  1. Ata bem que eu tava estranhando. heuheuehuehue. Ei Tio BOB nao tem problema de eu pegar as informações deste blog para o trabalho ne???

    ResponderExcluir