terça-feira, 29 de junho de 2010

Conteúdo IIa unidade - Colégio Mendel


Sociologia e Sociedade
O natural é cultural?
Positivismo
Darwinismo Social
Racismo Científico
Sociologia clássica
Principais Escolas Sociológicas
Sociologia contemporânea e a pesquisa
Teoria de Èmile Durkheim
Revolução Industrial
Teoria de Karl Marx
Resumo da teoria de Karl Marx
Pobreza e desigualdade social
Movimentos Sociais e Cidadania
Salvador e suas metamorfoses urbanas
Sociabilidade e Violência

CLANDESTINOS!!! ESTE LIVRO PROMETE



Elenilson Nascimento e Anna Carvalho (Dois autores brilhantes)
Recomendo!

Maiores informações:http://clubedeautores.com.br/book/19810--CLANDESTINOS

sexta-feira, 11 de junho de 2010

GLOSSÁRIO IMPORTANTE

DESAMPARO SOCIAL:

Consiste em uma situação ou condição social em que a pessoa se sente desamparada e não encontra ajuda, amparo, proteção, solidariedade. O desampara se associa a fragilidade social face as condições materiais e imaterias de acesso a uma vida saudável A vulnerabilidade social que se relaciona ao desamparo pode se associar a fatores econômicos, psíquicos, culturais e políticos que contribuem na montagem desta condição de fragilidade social. Exemplo desta situação: crianças de rua; mendigos; pedintes, idosos sem famílias etc.

CONDIÇÃO HUMANA:

Condição humana diz respeito às formas de vida que o homem individual e coletivo impõe a si mesmo para sobreviver, estas condições variam de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o homem é parte. A condição do homem moderno ou pós moderno é repleta de significações próprias do próprio tempo existencial, seguindo dinâmicas do próprio momento social. A condição humana também remente a situação econômica e suas formas de possibilitar o acesso ao mundo do consumo.

ESTEREÓTIPO:

Construção social de imagem pré estabelecida sobre uma pessoa, em alguns casos o estereótipo é associado ao estigma. Quanto usado para definir e limitar a identidade de uma pessoa ou comportamento social, pode cometer equívocos graves, pois determinados grupos utilizam de sua força ideológica para estereotipar grupos tidos como diferentes.

REPRESENTAÇÃO:

São formas estabelecidas e constituídas socialmente em relação ao comportamento individual ou coletivo que se caracteriza por guardar expressões características de um modo de ser estabelecido. A representação também remete ao sentido da ação que nossa dinâmica de vida pode atuar no imaginário das pessoas


SEGREGACIONISMO:

Separação social ou geográfica de determinada pessoa ou grupo de pessoas; marginalização espacial que remete na construção do status social da pessoa no grupo. Geralmente a segregação é simultânea a exclusão social e introjeta na pessoa ou grupo a impossibilidade de acesso a sociedade de consumo.

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR-BA






PARTICIPEM DE NOSSA AULA DE CAMPO NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR

Seminários Temáticos de Sociologia


O SEMINÁRIO E O DESENROLAR





A palavra seminário é originária da expressão latina ‘seminarium’, significando ‘viveiro de plantas’, que dá origem às sementeiras. O seminário é um gênero oral, que através da interatividade, produz conhecimento e troca de saberes.

Como método de estudo, é um trabalho essencialmente coletivo, de equipe; por meio de textos, todos os participantes de um seminário devem ser levados a uma profunda reflexão acerca do tema. Considerando que é um trabalho de equipe, pressupõe empenho de todos e não apenas de um integrante. Se não houver comprometimento de cada membro da equipe o seminário não logrará sucesso.
O seminário é um circulo de debates para o qual todo grupo deve estar suficientemente preparado. Por isso, exige-se que todos os participantes estudem o texto com dedicação devida.
ORGANIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS
(Faz-se necessário uma preparação prévia de algumas etapas)

1-Realizar uma pesquisa sobre a temática a ser abordada, coletando dados para a apresentação.
2- Para selecionar as informações coerentes com o tema, deve-se realizar uma leitura criteriosa (por cada integrante do grupo) do material.
3- A partir da segunda leitura, deve-se fazer anotações, resumos, reproduções de textos verbais (citações) e não verbais; a tomada de notas enriquecem a pesquisa com dados históricos, estatísticos, comparações, exemplos e tudo o que for útil para apresentação.
4- Selecionar e organizar as informações considerando: a)- A forma como introduzir, desenvolver e concluir a apresentação; b)-Que sub-temas serão trabalhados no desenvolvimento; c)-Que exemplos, citações ou apoios (dados estatísticos, tabelas, gráficos) serão usados para fundamentar a apresentação; d)-Quais materiais e recursos audiovisuais como cartazes, apostilas, data show, microfone, retroprojetor etc., serão necessários; e) Revezamento entre o uso da voz e o uso do recurso audiovisual.
5- A produção do roteiro (plano expositivo) que deve apresentar o cabedal de informações, indicações de recursos audiovisuais (se for o caso), citações ... Já na sequência em que devem ser expostos no seminário. Vale ressaltar que o roteiro (plano expositivo) deve servir, durante o(s) ensaio(s), mas durante a exposição do seminário deve-se evitar lê-lo, a não ser para reproduzir alguma citação.
6- Produzir um esquema com breves notas que possam servir de apoio ao apresentador no momento do seminário. Se necessário, o apresentador poderá olhá-lo rapidamente, para lembrar de alguma informação, da seqüência da exposição ou ler alguma citação (caso precise).
7- Ensaiar a apresentação do seminário e, se possível, filmá-lo, a fim de avaliar o que precisa melhorar.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TEXTO-SÍNTESE
1- Apresentação da temática do seminário.
2- Apresentação dos vários sub-temas abordados.
3- Como se fosse um índice, apresentação do esquema geral dos vários tópicos abordados.
4- Fornecimento de uma bibliografia especializada sobre o assunto, para dar orientação aos demais participantes, caso lhes interesse aprofundar o estudo do tema.

Preparando texto para Palestra na Câmara de Vereadores